Publicado em Deixe um comentário

SPDA

SPDA – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS
Embora seja um assunto muito abrangente, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas têm como objetivo principal a proteção de estruturas, bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido.
A partir de 1993 a filosofia de proteção contra raios mudou-se amplamente através da edição da norma da ABNT NBR 5419 e tem sido muito discutida e divulgada em todo o Brasil, um país com grande incidência de descargas elétricas, nas quais causam muitos danos e prejuízos às pessoas e instalações.
Para se ter um sistema eficiente e confiável, o cliente precisa ter em mente que é preciso contratar empresas idôneas, registradas no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e especializadas no assunto com um responsável técnico habilitado, na qual possam fazer um estudo técnico para adequação do sistema à construção, minimizando o impacto estético. 
A conscientização das pessoas tem crescido muito, e hoje, além das normas técnicas internacionais (IEC – International Eletrotecnical Comission), NFPA (Estados Unidos) e em cada país, representado por entidades próprias como a ABNT (Brasil) www.abnt.com.br, BSI (Inglaterra), existem também, a NR-10 do Ministério do Trabalho de Dez./2004 e o Decreto n° 44270 de março/2006 na qual dá plenos direitos ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais www.bombeiros.mg.gov.br a fiscalizar e aplicar sanções administrativas no que se refere à segurança e pânico nas edificações e áreas de risco no Estado (onde o SPDA está incluso).
Ao contrário do que as maiorias dos leigos pensam, um sistema de pára-raios não é uma coisa simples como há tempos atrás construíam. Um sistema de pára-raios dentro das normas é composto de vários subsistemas:

Subsistema de captação: responsável por receber a descarga atmosférica;

Subsistema de descidas: responsável por escoar a descarga atmosférica;

Subsistema de equalização: responsável por manter todas as massas metálicas e referências de terra do local no mesmo potencial;

Subsistema de aterramento: responsável por dissipar no solo a descarga atmosférica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *